quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ministros de Louvor verdade x fingimento

Espelho, espelho meu! Existe outro músico mais talentoso do que eu?


Você já presenciou alguém ministrando o louvor e com voz de choro clamar desesperado pela presença de Deus, porém nenhuma lágrima desce dos seus olhos? Como diz um pregador; Isso é coreografia de aflito! Não passa de máscara de adorador, e que nisso falta à verdade.

Existem aqueles que choram, choram, fica muito claro que é apenas choro artístico, porém ninguém tem coragem de advertir e exortar o ministro. Desmascarar é quando é tirada a máscara, que por vezes arrancada à força e se alguém deseja andar na verdade deverá remover todas as muletas e máscaras que porventura existam. Mesmo que cause dor, angústia e desespero.

Quando se acostuma com uma vida de ‘mentiras’, passa-se a vivê-la como se fosse uma vida de ‘verdades’. E como é doloroso ser desmascarado, se ver nú diante da igreja, e diante das pessoas que enganamos e daquelas que somos impopulares.

Pode ser que até inconscientemente, mas outras vezes intencionalmente se aproveitou da fé, da confiança, da influência e dos dons para estabelecer uma falsa identidade espiritual. Este livro conta com a experiência de 30 anos de ministério na área do louvor e adoração dentro da igreja.

Ele é um manual rápido contendo historias vividas e situações adversas que ajudará a restaurar, construir e estabelecer uma adoração verdadeira através da comunhão verdadeira, da verdadeira intimidade, da verdadeira e legítima atitude de fé e transparência.

Ao ler os princípios espirituais e as experiências contidas nestas páginas encontrará ferramentas que o ajudarão a desmontar o teatro de mentiras e máscaras que se formam e se instalam nas vidas dos ministros pelo conformismo, necessidade e desejo de se exibirem.

No processo de confrontação e de desmascarar o engano a pessoa poderá se entristecer. A Bíblia instruí; "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte" II Coríntios 7:10.

Quando alguém chora pelo seu pecado não significa que está se arrependendo, porque existem lágrimas que conduzem ao arrependimento e outras a morte. Pode ser a morte física ou a morte espiritual. Conta a Bíblia que o diabo entrou em Judas, porque somente o próprio diabo poderia fazer aquela obra de traição, nenhum outro demônio estava qualificado para isso. Judas quando foi desmascarado chorou buscando arrependimento não achou, o remorso o levou ao suicídio e não ao arrependimento. A tristeza o levou a dar cabo da sua vida.

O jovem rico ao se encontrar com Jesus se achou espiritualmente aprovado, mas Jesus o argüiu que se ele desejasse ser ‘perfeito’ deveria vender tudo o que tinha. Sua vida espiritual morreu ali, porque ele não tinha forças para tão grande desafio de fé. Triste e talvez chorando, embora a Bíblia não fale, sepultou sua carreira espiritual.

Este texto Bíblico nos dá uma compreensão do que seja tristeza para o arrependimento e tristeza para a morte. As lágrimas podem descer ao ouvir alguns acordes de uma música no louvor, mas elas podem descer pela situação que está passando, e quando você olha para as lágrimas pensa que a pessoa está chorando pela presença de Deus ou que está se arrependendo. Muitos ministros choram no altar e toda a igreja pensa: - Puxa como ele é íntimo com Deus!

Quando na realidade ele está chorando por uma situação que está vivendo. Isso precisa ser identificado. Se o ministro não sabe lidar, e a separar a tristeza para o arrependimento da tristeza para a morte se empenhará a viver um engano, o espírito de autocomiseração começa a se beneficiar distorcendo esta situação e leva a pessoa a uma falsa adoração.

Não tem nada de errado em chorar no louvor por uma situação que se está vivendo de dificuldade, mas que isso seja claro, e muito bem identificado pela pessoa. Caso contrário, usar o cair das lágrimas, pode se tornar um hábito de falso relacionamento com Deus e com as pessoas. Outros se aproveitam das lágrimas para se alcançar qualquer benefício que possa tirar desta situação. Você pode achar muito estranho isso, e grave, e exagerado, ou fictício, contudo isso existe! A coragem e arrependimento o Espírito Santo dará para que a falácia da falsa devoção seja desmascarada assim como muitas outras.

A lágrima pode ser para o arrependimento e vida, quando ela é verdadeira sem nenhuma intenção de manipulação. Em Lucas 7:38 fala de uma mulher que chorava por estar na presença de Jesus. "E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento." Simplesmente a presença de Jesus gerava arrependimento, restauração e plenitude em seu coração.

Davi também ficava impactado, porque ele tinha consciência do pecado, pois ele sempre estava diante dele. "Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares."Salmos 51:3-4.

O arrependimento não é para que as outras pessoas possam ver e se convencerem de que eu estou arrependido. O arrependimento é para mim e para Deus. Ele precisa ver que estou arrependido de me esconder atrás de máscaras seja por qualquer motivo não justifica, por benefício próprio, por querer enganar, mesmo uma simples manipulação até por conseqüência de traumas. Depois posso pedir perdão para quem eu prejudiquei e enganei com as máscaras e o meu testemunho poderá ajudar outras pessoas, porém a primeira pessoa a quem devo buscar o perdão e a justificação é Deus.

Se você está cansado de fingir adoração, quebrantamento ou arrependimento, e deseja nunca mais fazer teatro de vida transformada com estereótipos que se prega por aí. Chegou à hora em que o pai procura verdadeiros adoradores e Ele o encontrará aberto para a luz entrar e expulsar toda a treva. Pode ser também que você esteja no meio de um teatro de adoração e coreografia de aflitos, mas o Espírito Santo te inclinou a desmascarar estas trevas e quer usar a sua vida para iniciar um processo de quebrantamento e pureza.

Hoje está se levantando, em nossa geração, um povo que denúncia as obras de manipulação do espírito de Jezabel nos corações dos ministros, mas antes é preciso lembrar que “Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." Zacarias 4:6. Toda revelação gera um abalo estrutural modificando a acomodação das relações humanas, e esta, principalmente, gerará uma agitação no meio que você vive. Prepare-se para o impacto de libertação que virá! Estes que estão atendendo ao chamado de pureza se purifiquem e se capacitem antes do último minuto que precede o arrebatamento.
Pr. Ricardo M. Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

CDs - Submarino.com.br